Voltaire eh q tinha razão

30 03 2008

Desabafo…

Sou freqüentemente argumentado sobre meu atual estado de reclusão, ou pseudo-independência, como alguns possam pensar, sobre estar “revoltado” com a sistemática das organizações eclesiásticas. Alguns querem saber o que está acontecendo, outros querem tão somente se aproveitar do momento de conversa e tentar me ludibriar com propostas de coisas que eu julgo já ter experimentado, tais como manifestações emocionais e emocionantes, sobre sensações e sentimentos (que são completamente diferentes. Escreverei algo sobre depois) e ensinamentos que hoje vejo como equivocados.

Por vezes me sinto preso a uma teia de coisas que não me deixam apenas para e fazer o que todo ser humano deveria fazer as vezes: Pensar.

Porra, só quero parar um pouco, e pensar… é pedir muito???

Mas pensar em quê?? Mas veja soh, será que tem pouca coisa pra pensar?? Ou vc nunca perguntou a si mesmo se tudo isso vale a pena realmente?? Ou sempre se consolou com akelas frases clichês como: “não cabe a nós… isso não se kestiona… tudo tem seu tempo…”

Taih… uma frasesinha clichê em que posso me deter um pouco mais… pq talvez exista ateh algum sentido nela…

Salomão era bom nisso, era cheio das sabedorias… tinha sempre uma resposta na ponta da língua pra tudo.. e no final… negou tudo akilo que pregou e “viveu”… o que soh comprova que a natureza humana é assim..imprevisível… e altamente kestionavel… ou seja… nós não podemos viver revestidos da arrogância de achar que temos sempre razão, ou que a verdade nos pertence… mas voltando…

Salomão, esse cara altamente humano ao qual me referi… disse em sua vida.. algumas coisas que eram realmente interessantes… e essa frase foi uma delas… assim como o complemento do contexto…

Ele dizia nesse trecho que tah escrito no capitulo 3 do livro de eclesiastes, que “há um tempo para todo propósito debaixo do céu… tempo de ajuntar, tempo de espalhar…. tempo de paz, tempo de guerra…. tempo de edificar, e tempo de derribar…”

Dentre muitas interpretações que isso possa ter, me ocorre que tudo que ele disse aih, (o contexto é mais amplo que isso…) se referem a fases da vida… da vida de um ser humano normal.. sabe.. assim como eu e vc caro leitor…

O que acontece.. é que eu me sinto pressionado a não usufruir de um direito que me assiste que é o de gozar do tempo que me é dado a viver… como no caso… tempo de parar, e pensar… tempo de derribar, tempo de kestionar… tempo de avaliar se valeu, ou vale a pena…

Parece tolo.. mas não é…

Repenso… remoendo cada lembrança… cada momento que passei vivendo em uma outra realidade… e me vejo na situação inversa hoje… onde nada dq vivi sob o akele julgo talvez precisasse realmente ter acontecido.

Mas nu mesmo instante me ocorre que sim… eu precisava ter passado por tudo akilo.. para que eu estivesse aki, hj, escrevendo sobre isso… sobre precisar kestionar…

Me flagro constantemente pensando se não estou kestionando tanto apenas a procura de um álibi para justificar a naturalização do meu pensamento… ou a humanização de minhas atitudes (falo especificamente de se dar ao “luxo” de errar e falhar)… de cometer o que aprendi durante tanto tempo a conceituar como pecado…

Pecado… o que é pecado?? Alguns têm a resposta “gravada” na ponta da língua, e vem me dizer : “pecado é errar o alvo”… ora… meu alvo HOJE é ir de encontro aos pensamentos que me fazem sentir aprisionado… naum fazer isso… caracteriza pecado… logo… não estou pecando por kestionar sobre o que vem a ser pecado ou não.

Irritante ainda me ver aprisionado nesses conceitos: pecado, igreja, certo, errado… culpa… dolo… punição e recompensa… realmente me irrita ainda pensar tanto nisso.. e ainda tentar me justificar com alguém…

Mas… por increça que parível, tava agora a pouco assistindo um vídeo da Ana Paula Valadão, “minha heroína”… hehehehe… mas enfim… ela falou algo interessante, pois assim como Salomão, Ana Paula, e tantos, todos temos sempre algo interessante a dizer… e ela falou exatamente assim: “se alguém ker adorar a deus do seu jeito, da forma que foi chamado… não estah se perdendo, não esse tah se prostituindo ou se embriagando, estah apenas tentando fazer a obra de deus na forma que sente-se bem.. que pecado a nisso?? Se alguém faz uma tatuagem em julgado, se alguém raspa a cabeça é julgado, se alguém anda como um leão é julgado, se alguém veste roupas de saco é julgado… mas se sinto que fui chamado pra fazer isso… e não denegrindo a ninguém com isso… que pecado existe em kerer adorar a deus??”

Poizeh… partindo daih… que tive a idéia de escrever isso aki… pq ateh a idolatrada Ana Paula Valadão sentiu-se no direito de expressar seus sentimentos com relação a frustração de não pode se abrir e desabafar… e desabafou…

Todos nós podemos… vc pode… eu posso… soh não permito mais que me aprisionem dentro de uma caixinha, onde me digam o que fazer e pra onde ir… receber ordens nunca foi um talento que tive… inda mais de pessoas estranhas que não sabem nada sobre mim…

Rebeldia??? Taih.. mais um papo clichezão…

Mas não vou me prender a isso agora…

Soh kero usufruir do direito que me assiste… de gozar do “tempo de derribar” narrado por Salomão…

Mas dou o braço a torcer no que diz respeito a denegrir e atirar pedras… guerrear contra um adversário que julga sempre estar na frente…

Se há algo que tenhu aprendido a nutrir dentro de mim é u respeito… pelo menos de uns dias pra cah… onde se vc acha que deve fazer algo.. faça… eu respeitarei sua decisão ateh onde puder… soh peço que não invada meu direito de tb decidir o que fazer… ou seja.. respeitemo-nos uns aos outros… amemo-nos ateh onde pudermos… mas sobretudo entendamos que o direito que cada um tem sobre si é inabalável… e precisa ser mantido.

Termino hj citando uma frase de Voltaire que diz mais ou menos assim… : ”posso não concordar com tudo que vc diz… mas defenderei ateh a morte o direito que vc tem de se expressar.”

Finito.

Ações

Information

2 responses

9 04 2008
Rafael Jaires

Grande desabafo, Thiago! Estás de parabéns.
Olha, existe um excelente livro de John Stott cujo título é “Crer é Também Pensar” que até baseia o nome de uma comunidade do orkut que eu gosto muito, e, ao ler o seu texto, me lembrei dele, recomendo.
E o Marcos Feliciano acha que falta de barulho é sinônimo de defeito de fabricação, mas eu considero que quem não usa a mente é que está com tal defeito, aqulas pessoas que pra tudo usam Dt 29:29, sabe? =]
Então, meu amigo, gose da sua liberdade de pensar e usufruir da liberdade, pois foi assim que Deus nos criou é assim que ele quer que vivamos, pensadores livres.
Escrevi d+ pra um comentário, mas não podia deixar passar isso:
“(…)se alguém anda como um leão é julgado (…)”
Vc viu isso no desabafo da Ana Paula no 9º Congresso, neh? ^^
Eita, essa Valadão não tem jeito. Concordo com tudo que vc falou aí, só não com ela. O julgamento que fizemos estava à luz das Escrituras (Jo 7:24).
Mas a conversa eh longa. T+
Paz!

9 04 2008
Marilia

Definitivamente você é a pessoa mais inteligente que conheço…

Deixe um comentário

